quinta-feira, 17 de julho de 2014

JARDINS EM PAREDES OU SUSPENSOS

Jardim vertical é uma opção de paisagismo que no Brasil teve seu desenvolvimento na década de 70, conhecido também como parede verde embeleza ambientes internos como externos.

Madeiras em forma de ripa se posicionada e pregada pode se tornar um jardim abrigando vasos em paredes que se valorizam e ficam cheias de charme.

Para jardins verticais também se utilizam grades ou mesmo portões e janelas de metal reaproveitados.
 
Pode ser utilizado a fibra de coco, bambus e mesmo cerâmica e ferro fundido.
Na foto à esquerda vemos um jardim vertical utilizando toras de madeira cortadas ao meio e envernizadas.


Acima o aproveitamento de um estrado de cama de solteiro que sem uso já mostrava estado de estar embolorando. Na parede adquiriu utilidade para embelezar um canto de bate - papo.


 
 
Jardins verticais atualmente acompanham a onda da reciclagem sendo utilizado para tanto garrafas pet, potes de sorvete, saleiros que abrigam hortas e plantinhas aromáticas.
As regas feitas nos vasos meia taça ou meia lua em jardins verticais obedecem às necessidades de cada planta. Por isso é aconselhável colocarmos plantas juntas que apresentem as mesma necessidades de quantidade de água e iluminação.
As plantas que ficam muito bem em jardins verticais são as samambaias, avencas, gerânios, dinheiro em penca ou ainda suculentas, cactos, petúnias, etc.
Necessário se faz que os vasos estejam bem colocados podendo usar para isso parafusos, pregos, arames que aguentem o peso do vaso. Importante é que fiquem fácil de ser retirados.
 
 
Os jardins suspensos são interessantes para o aproveitamento dos espaços e seguindo este raciocínio os pergolados com trepadeiras são perfeitos. Os pergolados também oferecem sombra, transformam caminhos, corredores em belas paisagens e lembremos também das cercas vivas. Os muros oferecem hospedagem às heras e plantas formando paisagem verde tranquilizante e umidificante.








Nenhum comentário:

Postar um comentário