Quem pratica jardinagem têm que observar a reação das plantas, o clima e suas mudanças, verificar a ambientação da planta, seu receptáculo (vaso, terra, árvores), suas folhas, ramos, tronco, raiz, bulbo, flores, as mudanças na aparência, aromas, texturas, cores.
A observação sistematizada, frequente é a chave de todas as perguntas e respostas em jardinagem.
Antigamente os homens não conheciam; como hoje, fertilizantes, estufas, repelentes, inseticidas e venenos contra pragas. Hoje a ciência e seu avanço em pesquisas possibilita ao homem que planta que se utiliza da prevenção contra as pragas, já que, eliminá - las por completo não é possível.
Aprendemos e acumulamos saberes trocando experiência, obtendo informações e usando as tentativas intuitivas, além do conhecimento científico. Assim criamos um vínculo indissolúvel com a natureza que nos oferece o alimento, o ornamento, o remédio e em alguns casos a moradia e os móveis.
A mera contemplação do Belo nos eleva à categoria de espíritos superiores. Olhar fotos de flores, frutos, plantas, natureza, nos preenche o vazio que a sociedade industrializada e moderna nos deixou.
Parar e contemplar com a admiração dos mais humildes dos seres e mesmo o cuidado a um ser que vive são situações que todos deveriam experienciar.