segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O QUE APRENDI SOBRE OS CRAVOS


 
 
O s cravos são flores perfumadas, de pétalas franzidas e é chamado comumente pelo artigo masculino - "o cravo", o que lhe garante o status de masculino.
 
Podem ser anuais ou perenes, podendo florir durante todo o ano.
Gosta de muita luminosidade e no verão deve ser regada regularmente, mas evitar o excesso de umidade e não molhar as folhas (só o solo).
 
São resistentes ao frio e às geadas.
 
Para o plantio: 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de composto orgânico.









sexta-feira, 26 de setembro de 2014

ALGUMAS DICAS PARA QUEM VAI COMPRAR PLANTAS E FLORES

 



* Não comprar flores em vasos cuja haste principal esteja bamba, é um sinal que não foi bem plantado.

* Para as calendivas, calanchoe, observar também as folhas que devem estar "durinhas"; se molengas é sinal de encharcadas.

* Sempre escolher vasos com vários botões por abrir - duram mais.

*Na compra de rosas, girassóis, dálias, verificar se as flores não são grandes em proporção à haste que a sustenta - é sinal que a florada pode ter sido estimulada artificialmente.

*Na compra de folhagens perceber  se tem manchas, amarelados, esbranquiçados pois devem ter boa aparência.

*Pedir orientação de cuidados com a vendedora nem sempre dá certo.

* Aproveitar promoções de flores em feiras, mercados, exposições considerando o melhor custo-benefício além da qualidade das plantas.

* Nas prateleiras nunca pegar os vasos do fundo pois o vendedor sempre coloca neste local os mais velhos ou as plantas mais  caídas.

*A fidelidade a um ou dois fornecedores é válida.

*Sempre haverá um dia específico nos mercados para chegada de novas plantas, seria interessante prá nós que gostamos delas saber qual é o dia da semana para que possamos obter flores fresquinhas.
           

 
 


 
 

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A OBSERVAÇÃO NA JARDINAGEM

Quem pratica jardinagem têm que observar a reação das plantas, o clima e suas mudanças, verificar a ambientação da planta, seu receptáculo (vaso, terra, árvores), suas folhas, ramos, tronco, raiz, bulbo, flores, as mudanças na aparência, aromas, texturas, cores.
 
A observação sistematizada, frequente é a chave de todas as perguntas e respostas em jardinagem.
Antigamente os homens não conheciam; como hoje, fertilizantes, estufas, repelentes, inseticidas e venenos contra pragas. Hoje a ciência e seu avanço em pesquisas possibilita ao homem que planta que se utiliza da prevenção contra as pragas, já que, eliminá - las por completo não é possível.
 
Aprendemos e acumulamos saberes trocando experiência, obtendo informações e usando as tentativas intuitivas, além do conhecimento científico. Assim criamos um vínculo indissolúvel com a natureza que nos oferece o alimento, o ornamento, o remédio e em alguns casos a moradia e os móveis.
 
 
 
 
A mera contemplação do Belo nos eleva à categoria de espíritos superiores. Olhar fotos de flores, frutos, plantas, natureza, nos preenche o vazio que a sociedade industrializada e moderna nos deixou.
Parar e contemplar com a admiração dos mais humildes dos seres e mesmo o cuidado a um  ser que vive são situações que todos deveriam experienciar.

 
 
 
 
 
 
 
 


 



 
 

 
 




terça-feira, 23 de setembro de 2014

A AMIZADE DO HOMEM COM AS PLANTAS

É inegável a relação dos Homens com as plantas e flores desde tempos remotos, e é quase impossível ter alguém que não goste delas.


 
Quem é que não tem uma árvore  ou flor que lembre o período da infância. É só puxar pela memória que elas aparecem na nossa mente.
 
Perdemos através dos tempos o gosto pelo natural, por modismo, ou influência da própria industrialização; hoje á volta ao natural a valorização da natureza e sua preservação bem como seus recursos naturais voltou a fazer sucesso e  se fala que virou tendência mundial.
Quem não sabe nada sobre plantas indaga, observa, corrige, aprende, imita e é nesse processo verbal e não verbal que se construiu e se constrói a amizade do Homem com as plantas.
A relação de amizade entre Homens e plantas se estendeu aos animais de todas as espécies tornando difícil falarmos da Flora sem pensarmos na estreita relação com a Fauna de um determinado Bioma.
 
Com o mundo digitalizado quem quiser saber mais sobre plantas além de ter a família como orientadora pode encontrar na Internet uma aliada. Os Blogs ensinam, os grupos de redes sociais, as páginas do Facebook e pesquisas também podem ser satisfeitas em consulta ao Google.
 
 
INDICAÇÃO DE GRUPO PARA POSTAGENS DE FOTOS, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E EMPATIAS:
 
FACEBOOK - Grupo
 
*PLANTAS/FLORES/AMBIENTE - LEITURA E APRECIAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
;
 

 

 





 









segunda-feira, 15 de setembro de 2014

FLOR DO CAMPO - CRAVÍNEAS



Flor especialmente indicada para ambientes externos, com um ar bucólico e festa nas suas cores. De pétala serrilhada lembra os cravos tradicionais só o tamanho é menor.
 
Necessita de bastante luminosidade mas sem abafamento.
Vai bem em jardins, vasos, maciços e bordaduras.
Solo rico em matéria orgânica e ligeiramente úmido com regas dia sim, dia não.


 
 
Recomendável que se remova as flores mortas das cravíneas com as pontas dos dedos ao invés do uso da tesoura de podar.






quarta-feira, 10 de setembro de 2014

FOLHAS DAS PLANTAS - BANHO, HIGIENE E HIDRATAÇÃO

 
As folhas são uma  espécie de balizador das plantas, é através delas que percebemos se uma planta necessita de adubo, se tá faltando água ou se tem água demais, se há alguma praga, e percebemos também que algumas, por mais que tomemos cuidados, retém poeira, terra e cloro em suas folhas.

É sempre bom para a aparência das plantas e para melhor ornamentar o ambiente se se limpe as folhas que sujam.


Algumas espécies de plantas não necessitam disso e outras possuem suas folhas muito delicadas. Antúrios, gerânios pendentes, zamioculcas, lírios da paz e outras podem ser limpas de maneira simples: 2 panos, um úmido e outro seco, passar o pano úmido nas folhas sujas delicadamente e secar com o pano seco; dá trabalho sim pois as folhas têm que ser limpas manualmente e uma a uma.
As folhas mais brilhnte e úmidas são as que mais retém poeira compensando restituir seu brilho com uma simples limpeza.
 
 

 
 
 
 
 
Plantas ficam com folhas ressecadas, caídas, necessitando de "chuvinhas" feitas com borrifador é o caso das samambaias, jabuticabeiras, avencas, as plantas de tempero como o orégano, hortelã, alecrim, manjericão, alecrim, além dos lírios da paz.


 


 

 
 

domingo, 7 de setembro de 2014

PORQUE A PRIMAVERA É A ESTAÇÃO DAS FLORES?

PRIMAVERA
 
No Brasil a Primavera começa dia 23 de setembro e vai até 21 de dezembro quando então começa o verão que irá até março (21).
Percebemos então a Natureza em preparo para receber a Primavera:












 flores com vários botões, insetos animados, temperatura amena e agradável o céu, belas paisagens que se formam, os dias são mais longos  e quentes, os animais se reproduzem e constroem seus ninhos

Logo após o Inverno surge a Primavera que refloresce, as plantas voltam a crescer e as flores são mais
brilhantes e numerosas.

As estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol. O movimento da Terra em torno do sol dura um ano, que seria o movimento de translação, cuja consequência é a mudança das estações do ano.
 
 




 
A mudança das estações do ano provoca variação na radiação solar que atinge a superfície terrestre.


O aquecimento global faz com que as estações do ano cheguem dois dias mais cedo em relação á data em que começavam há 50 anos.
O aquecimento do globo mudou o calendário da natureza.