sábado, 21 de junho de 2014

CUIDADOS COM PLANTAS, HIGIENE MENTAL E DEPRESSÃO

Sem dúvida os cuidados que dispendemos com seres vivos nos ajuda a sentir mais humanos e perto de Deus.
Na jardinagem utilizamos muito a observação visual, o olfato, a audição (podemos "ouvir" as plantas) e as mãos; com elas fazemos nascer, crescer, desenvolver e florir, embelezando ambientes.
Cultivar a terra é lúdico, ingênuo e terapêutico. Quando fazemos um jardim, uma horta ou um pomar, estamos entrando em contato com nosso lado mais primitivo abandonado às vezes no meio ambiente do mundo moderno.Praticar jardinagem é desestressante e alegre. Regar uma planta, vê-la crescer, cuidar dela, acompanhar sua florada é muito gratificante emocionalmente.
Sem contar que quem pratica a jardinagem também saí do sedentarismo.
 Para pessoas exaustas com a tecnologia que  acaba por nos escravizar (celulares, T.V., mensagens, etc) o bom mesmo é descansar concentrando nossa mente no prazer da prática da jardinagem. Nada contra o mundo digital pois pode-se conciliar as duas coisas: mundo digital e jardinagem. Costumo dizer que o computador, o celular muito me ajuda com a jardinagem pois faço pesquisas, fotografo, publico no blog, aliando tudo à minha experiência.  Mas  se o computador ajuda na jardinagem esta ajuda a nossa saúde diretamente nos tornando pessoas melhores, mais atentas a natureza, voltando nossa alma para nossas origens.
 
Quando falamos de depressão e jardinagem deve - se considerar o
estágio de depressão em que a pessoa se encontra pois alguém muito doente não tem energia para jardinagem, nem leituras, nem nada.
 
Cuidar das plantas é preventivo, ajuda a atenuar alguns sintomas depressivos. Percebe - se também que a jardinagem ajuda no processo de recuperação pós - tratamento além de ser importante no decorrer do próprio tratamento, e ainda em processos reeducatórios.
 
Quando nos preocupamos com seres vivos, no sentido que percebemos o quanto eles precisam de nós, estamos nos humanizando, voltando à nossa raiz além de sabermos que elas (as plantas) precisam de alguém organizado, disciplinado, que observa o tempo, as mudanças no clima, as estações do ano, além das mudanças no meio ambiente, ela nos torna mais ativos mentalmente.
 
Nada melhor para relaxar do que o contato com os 4 elementos naturais: água, ar, terra e fogo. Quando falamos de jardinagem podemos extender nossa experiência aos 4 elementos. Plantando e cuidando estamos em contato com a água, a terra e o ar. O fogo podemos introduzir por exemplo com  criação de jardins iluminados, lareiras, decoração utilizando lampiões ou luminárias.
 
 
 
 
Mais que um hobby a jardinagem pode se tornar um veículo de transmissão de alegria, serenidade, melhorando a autoestima, o nível de autoconceito e servindo para atenuar sintomas de depressão, ajudando deficientes, contribuindo na vida ocupacional dos idosos além de ser um excelente passatempo.
 
Site recomendado:

 
 
 
 
 
 
 
 
 





 
 

 
 

terça-feira, 17 de junho de 2014

VERSÁTIL E DO INVERNO SÃO AS AZALEIAS


Plantas bastante utilizadas em cerca viva, canteiros, habita parques, jardins, pracinhas e sem duvida todos a querem em casa. São consideradas versáteis por sua característica de adaptabilidade e florescem no inverno.
 
De maneira geral as azaleias transmitem perseverança e alegria de amar. Apresentam várias cores e sua forma é de arbusto rústico.
 
Plantas que apreciam a exposição total ao sol (mais ou menos 4 hs), não se incomodam com o frio, até gostam, ficam bem em vasos mas preferem o solo externo.
 
 
Podem ser chamadas de azaleias ou azaleas e são bastante apreciadas para presentear.
Evitar dar à elas àgua em excesso e tirà - las do vento.




segunda-feira, 16 de junho de 2014

FLORES QUE INSPIRAM AMOR VERDADEIRO - BEGONIAS


Begônias são flores que significam felicidade, inocência, cordialidade, delicadeza, fertilidade e lealdade no amor. É a flor dos namorados apaixonados.
 
Podem ser encontradas em dois tipos básicos: as que podem ser plantadas dentro e fora de casa (esta informação deve vir no ato da aquisição da planta).
 
 
Possuem grande sensibilidade ao frio, preferindo clima entre 20º. e 28º., suas flores são delicadas, caem com facilidade; portanto é mais aconselhável afastá - las de local com muito vento.



 
 
Suas regas deve obedecer à regra de nunca encharcá - las.
Indicado colocar uma muda em cada vaso pois elas se expandem, crescem verticalmente como enchem de folhas.
As flores secas, bem como as folhas, devem ser retiradas.
Flor que vale a pena cultivar pois enche nossos olhos de cor e beleza, embora algumas pessoas a classifique como  de difícil cultivo.
O importante é observar seu crescimento e não colocá - la em sol direto.




terça-feira, 10 de junho de 2014

DAR E GANHAR FLORES

Está se aproximando o Dia dos Namorados, e é nessas datas que costumamos presentear com flores.
Indiscutivelmente as flores não se encontram na lista dos presentes indesejáveis.
Quem presenteia flores deve antes de tudo gostar delas sem deixar de comentar que a pessoa que vai receber flores deve gostar de ganhá-las.
A pessoa que ganhará as flores deve ser sondada além de seus gostos; se tem tempo bastante para cuidados com plantas, como é o meio ambiente de sua casa ou mesmo se mora em apartamento, também deve ser levado em consideração sua idade e experiência com flores.
Qualquer pessoa pode cuidar de uma planta é só ter informações sobre ela e querer cuidar.

As sugestões para presentear são várias e aqui não se levará em consideração o valor de cada planta.
 
VIOLETAS
A grande maioria aprecia essas flores mas necessitam que se conheça sobre elas para cuidar sem segredos. Não gostam de muita água, podendo ser regadas uma vez na semana. Bom para quem fica nos finais de semana em casa no período de preferência da manhã. Gostam de luz indireta e quando regá - las não molhar flores e folhas. Sua fertilização também não é difícil, se compra em supermercados caixinhas contendo o produto específico para elas.

Nada de utilizar pratinhos em baixo da planta, pode ou não funcionar, vai depender do clima, além de não ser adequado por causa do mosquito da dengue.

 
SUCULENTAS E CACTOS
São ótimas para quem não possui muito tempo para cuidar de plantas, mora em apartamento, pois elas não necessitam ser sistematicamente regadas e não necessitam de poda.
 


 
Vê - se na foto acima uma ótima sugestão que é a flor de maio que além de ser uma suculenta dá flores maravilhosas.
 
 
 
AZALÉIAS
São excelentes presentes pois significam "alegria de amar" e perseverança. Indicada para quem quer plantar em canteiros ou jardins. Necessitam de um local com sol e luz meio período. Gostam de água mas sem exageros. Ficam também em vasos mas que possam dar vazão á sua expansão.
 
BEGÔNIAS
Excelentes para expressar amor entre namorados.
Plantas sensíveis à mudança de clima (não gostam de frio), querem receber luz indireta e regas sem encharque. São flores para quem tem tempo de cuidar delas pois necessitam que as observe a fim de sempre estar adequando um lugar ideal para elas.



 
A lista de sugestões pode ainda incluir as petúnias, calenchoes, calendivas, rosas, gerânios ou folhagens.
Mas decididamente ganhar flores é sinal de gentileza, emotividade, sentimentalismo e não tem preço.
 

 

 
 
 
 


segunda-feira, 9 de junho de 2014

PLANTA QUE É SÓ ELEGANCIA - BRINCO DE PRINCESA

As flores Brinco de Princesa são lindíssimas, nos faz felizes com suas cores e vivacidade. Flores trabalhadas em detalhes delicados e energia vital que brota ao olhar sua beleza.

São plantas perenes e também conhecidas como Fúcsia, Lágrimas ou Fadas.

 
Gostam de espaço para se espalhar além de meia - sombra, assim dão flores o ano todo.
Não gostam de solo encharcado, igual aos gerânios, podem ser regadas um dia sim outro não.


 
A foto acima mostra o botão de flor que também é de rara beleza.
São indicadas para vasos, floreiras, vasos suspensos, além de canteiros.
São excelentes flores para varandas.



 
Ficam muito apropriadas se colocadas embaixo de árvores frondosas; aproveitando - se da sombra com satisfação.
Encontra - se variedades nas suas combinações de cores, o que torna a escolha do Brinco de Princesa um reflexo de pessoas criativas, exigentes e de bom gosto.
É necessário a informação que elas não gostam de vento excessivo pois ressecam suas folhas e derrubam as flores.
                

 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

FLOR DE BASTANTE POPULARIDADE - OS GERÂNIOS


Apresentam-se em diversas cores, com flores delicadas que dão em pequenos buquês, com crescimento vertical (arbustivo) ou com galhos caídos, pendentes.
 
Tem seu crescimento muito bom no verão.
Gosta de água mas não em excesso, regá-la sempre antes das 9 hs. ou no final do dia ou mesmo à noite, 2 vezes na semana ou  3 (no verão). Regar sempre a terra.

A poda é sempre dos galhos secos.
Colocar os vasos em luz indireta e do sol, ficando muito bem em ambientes externos.



 
 
Pela experiência que tenho aquela técnica de colocar pratinhos em baixo do vaso não funciona com os gerânios, eles acabam encharcando. O ideal é a colocação de mantas no vaso com acabamento de pedras brancas que vão manter as plantas umidecidas. Essas mantas se compram em viveiros ou lojas especializadas em jardinagem.
 
Recomendação de vídeo:
 
www.you tube.com/watch?v=nqlyoj0eCg  - Dicas de cultivo da Nô
Figueiredo
 




quarta-feira, 4 de junho de 2014

PLANTAS DE 350 MILHÕES DE ANOS

As samambaias são plantas antigas, muito antigas.
Gostam de terreno úmido mas sol ameno.
É planta tropical mas não gosta do sol direto, amarelam, ressecam as suas folhas.

Sua rega devem ser feitas na terra da planta, deixando a água escorrer, suas folhas devem ser borrifadas de água quando apresentarem - se ressequidas.

 
Na foto acima vemos o tipo samambaia chamada renda portuguesa,
ainda pequena. Abaixo a chamada samambaia australiana, planta que não suporta ventos fortes (em geral as outras samambaias também), entortam as folhagens e ficam desidratadas, necessitando
de serem borrifadas com água.

 
Plantas que não necessitam de poda ficam perfeitas em jardins verticais, enchendo a paisagem de verde floresta. Ficam bem também em vasos suspensos, aparecem até entre pedras ou anágua como as samambaias aquáticas.
As samambaias não gostam de trocar de lugar.
São flores vasculares que não produzem sementes e se reproduzem por esporos. 
 
Ficam bem compridas como as samambaias de metro ou a paulista, volumosas como a foto acima, da samambaia havaiana, podem ficar com as folhas eretas ou pendentes e de preferência em vasos de fibra  de coco.
 
Recomendação de site  falando de samambaias:
 
 
 

 




segunda-feira, 2 de junho de 2014

PLANTA FLORÍFERA - Petúnias


Flores que acalmam emoções negativas, são espelhos do que há de melhor na nossa alma. Flor da sabedoria, esclarece mal - entendido, estimula o que de bom está adormecido, tem o poder de transformação.
 
São flores que exalam perfume principalmente à noite.
Suas flores quando murcham devem ser retiradas evitando o aparecimento de fungos.
Gostam de um sol ameno e de água suficiente todos os dias. Precisam de bastante luminosidade mas não diretamente.
 
As Petúnias da cor vermelha são mais raras pois são obtidas à partir de polinização. Os colibris adoram sondar essas flores.
Eu tenho essas belezas em vasos suspensos embelezando a entrada de minha casa mas é possível cultivar também na terra direto, desde que de à elas as condições ideais.