Na jardinagem utilizamos muito a observação visual, o olfato, a audição (podemos "ouvir" as plantas) e as mãos; com elas fazemos nascer, crescer, desenvolver e florir, embelezando ambientes.
Cultivar a terra é lúdico, ingênuo e terapêutico. Quando fazemos um jardim, uma horta ou um pomar, estamos entrando em contato com nosso lado mais primitivo abandonado às vezes no meio ambiente do mundo moderno.Praticar jardinagem é desestressante e alegre. Regar uma planta, vê-la crescer, cuidar dela, acompanhar sua florada é muito gratificante emocionalmente.
Sem contar que quem pratica a jardinagem também saí do sedentarismo.
Para pessoas exaustas com a tecnologia que acaba por nos escravizar (celulares, T.V., mensagens, etc) o bom mesmo é descansar concentrando nossa mente no prazer da prática da jardinagem. Nada contra o mundo digital pois pode-se conciliar as duas coisas: mundo digital e jardinagem. Costumo dizer que o computador, o celular muito me ajuda com a jardinagem pois faço pesquisas, fotografo, publico no blog, aliando tudo à minha experiência. Mas se o computador ajuda na jardinagem esta ajuda a nossa saúde diretamente nos tornando pessoas melhores, mais atentas a natureza, voltando nossa alma para nossas origens.
Quando falamos de depressão e jardinagem deve - se considerar o
estágio de depressão em que a pessoa se encontra pois alguém muito doente não tem energia para jardinagem, nem leituras, nem nada.
Cuidar das plantas é preventivo, ajuda a atenuar alguns sintomas depressivos. Percebe - se também que a jardinagem ajuda no processo de recuperação pós - tratamento além de ser importante no decorrer do próprio tratamento, e ainda em processos reeducatórios.
Quando nos preocupamos com seres vivos, no sentido que percebemos o quanto eles precisam de nós, estamos nos humanizando, voltando à nossa raiz além de sabermos que elas (as plantas) precisam de alguém organizado, disciplinado, que observa o tempo, as mudanças no clima, as estações do ano, além das mudanças no meio ambiente, ela nos torna mais ativos mentalmente.
Nada melhor para relaxar do que o contato com os 4 elementos naturais: água, ar, terra e fogo. Quando falamos de jardinagem podemos extender nossa experiência aos 4 elementos. Plantando e cuidando estamos em contato com a água, a terra e o ar. O fogo podemos introduzir por exemplo com criação de jardins iluminados, lareiras, decoração utilizando lampiões ou luminárias.
Mais que um hobby a jardinagem pode se tornar um veículo de transmissão de alegria, serenidade, melhorando a autoestima, o nível de autoconceito e servindo para atenuar sintomas de depressão, ajudando deficientes, contribuindo na vida ocupacional dos idosos além de ser um excelente passatempo.
Site recomendado: